Descoberta de uma nova bateria bactéria descoberta pertence a uma nova espécie que vive no interior de uma planta comum de Aveiro. O nome científico que lhe foi atribuído, Correios Saccharospirillum, é uma homenagem ao microbiólogo António Correia, que morreu em 2016.
Uma nova espécie de bactéria descoberta por três biólogos da Universidade de Aveiro (UA) recebeu o nome Saccharospirillum correios, em homenagem ao microbiólogo António Correia, que morreu em 2016. Esta nova bactéria, que foi descrita recentemente na revista científica Internacional Jornal do Sistematizar e Evolucionar Microbiologia, é uma, entre muitas outras novas espécies, que vive no interior de uma planta comum na ria de Aveiro, mais conhecida por gramata-branca.
Em comunicado, a UA refere que a homenagem pretende relembrar e realçar o contributo dado por António Correia no âmbito da investigação e ensino na área da microbiologia em Portugal. “É também um tributo sentido do grupo de investigação que o académico coordenou, o Microlab”, refere a mesma nota.
O género Saccharospirillum é relativamente recente, tendo sido descrito em 2003, e, até à data, conheciam-se apenas três espécies pertencentes a este género, todas elas encontradas em ambientes salinos.
Sem comentários:
Enviar um comentário