quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

COMO PROTEGER OS OCEANOS:

Ver a imagem de origem
Recicle e diminua o uso de produtos plásticos. Mais de cinco trilhões de peças de plástico flutuam no oceano, matando inúmeros animais marinhos anualmente. Os dados foram coletados em 24 expedições feitas durante seis anos até 2013. Para diminuir o impacto, evite usar sacolas e garrafas plásticas, e prefira itens com poucas embalagens.

Tente utilizar menos o carro e faça uso consciente da água e energia. A queima de fosseis como petróleo, gás e carvão acelera o aquecimento global. Com oceanos mais quentes, o habitat marinho sofre inúmeras mudanças. Além disso, a água contaminada despejada pelos encanamentos das cidades pode alcançar os mares. Cerca de 80% da poluição marítima é originada no continente.

– Escolha produtos e alimentos que não exploram a vida marinha. A pesca excessiva e insustentável é responsável pela extinção de diversas espécies. Outros matam animais para produzir colares, produtos para cabelos e por aí vai.

Cuide da praia. Depois de aproveitar o mar e a areia num dia de sol, lembre-se de levar todo o seu lixo embora. E não pegue nada que pertença ao ecossistema local, como pedras e corais.

Procure se manter informado sobre a exploração oceânica, apoie organizações e campanhas de proteção ao habitat marinho e compartilhe seus conhecimento com outras pessoas. É preciso juntar forças para promover mudanças significativas no meio ambiente.

Lixo Marinho

O lixo marinho é todo o detrito que é deitado propositalmente ou cai por acidente nos mares e oceanos, contribuindo para o aumento da poluição marinha. São responsáveis por diversos problemas ambientais na atualidade. Grande parte do lixo marinho é composto por materiais plásticos.

Problemas  Causados 

- Quando chegam às praias, em grande quantidade, podem deixá-las impróprias para o uso dos banhistas.

- Prejudica a vida nos ecossistemas marinhos, sendo responsável pela morte de peixes, crustáceos e outras espécies marinhas. O lixo marinho é o causador da morte anual de cerca de 100 mil mamíferos marinhos e 1 milhão de aves marinhas.

- Os detritos mais pesados ficam acumulados no fundo do mar, dificultando a sobrevivência dos animais marinhos que vivem nestes ambientes.

- Acúmulo de detritos em regiões de mangues podem ameaçar diversas formas de vida, que habitam estes tipos e bioma aquático.

- Detritos podem enroscar em partes de embarcações, provocando acidentes ou inatividade dos mesmos.

Tipos de lixo marinho (exemplos)

- Garrafas plásticas
- Garrafas de vidro
-  Sacos plásticos
- Embalagens de produtos
- Pedaços de ferro e outros metais

- Linhas e redes de pesca descartadas
- Equipamentos usados em embarcações que são descartados nas águas.

Soluções

- Aumento da fiscalização marinha para coibir o lançamento de lixo nos mares e oceanos.

- Conscientização de trabalhadores de embarcações, turistas e moradores de áreas próximas aos mares e oceanos.

- Aplicação de multas elevadas e ou outras punições aos que forem pegos poluindo as águas dos mares e oceanos.

- Ações constantes voltadas para a limpeza de praias, para que o lixo acumulado não seja levado para alto mar.

- Estabelecimento de sistemas eficientes de manejo correto do lixo marinho.




Trabalho feito por : Luis Coelho. Joel Pereira. Dinis Rebelo.

Como ajudar a preservar o meio ambiente


Há muitos anos ouvimos falar da degradação ambiental, do excesso de poluição na natureza causado pelo mau comportamento dos homens, do mundo consumista.
Isso acontece em razão da pouca conscientização que temos de que é fundamental preservar a natureza para continuarmos recebendo tudo que ela nos oferece de melhor, a começar pelo ar que respiramos.
Existem algumas atitudes que podem ajudar nessa preservação, que devemos seguir com grande afinco.

Não deite lixo nas ruas. Cada um deles possui um tipo diferente de matéria prima, que leva anos para se desmanchar na natureza. Um único chiclete leva cinco anos para se decompor.

Não desperdice água. Escovar os dentes, fazer a barba e tomar banho são atitudes que podem ser feitas com grande economia de água, mantendo os registros fechados. Molhe a escova e feche a torneira, abrindo-a para enxaguar a boca; com a barba e o banho a mesma coisa.

Separe o lixo. Quando o lixo é separado a coleta fica mais fácil, assim também deve ser com produtos que podem ser reciclados, para que o reaproveitamento da matéria prima seja viável.

Evite usar materiais descartáveis. Não existem aterros sanitários suficientes para abrigar a quantidade desses materiais, que são utilizados com freqüência. Uma sacola grande, de palha ou tecido de algodão, carrinho de feira, poderá evitar o consumo de saquinhos de supermercado, um dos maiores poluentes da atualidade.

Denuncie. Fábricas e pessoas têm jogado detritos poluentes em rios, lagos e mares, prejudicando as populações ribeirinhas, bem como os animais que vivem nesse ambiente. Algumas fábricas lançam fumaças pretas, contaminadas, o que carrega e polui o ar que respiramos.

Não compre animais silvestres. Retirados de seu habitat natural, algumas espécies animais encontram-se em extinção, prejudicando a natureza, a sustentação de sua cadeia alimentar. Se alguém compra, as vendas tendem a continuar.

Existem várias formas de combatermos a destruição do meio ambientes, uma das principais delas é exercermos a nossa cidadania, agindo contra atitudes que desrespeitem a natureza, para que não tenhamos que enfrentar uma crise socioambiental.

Fonte

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

                                         A proteção dos animais                                                                           
    - Devemos proteger os animais para eles terem uma melhor qualidade de vida .Mas essa proteção também emvolve o meio ambiental porque os animais dependem  dele . Temos muitas formas de os proteger ,muitas das  vezes ,dos nossos atos .   

Related image

                    MEDIDAS A TOMAR :

-Preferir adotar em vez de comprar;
-Não abandonar e evitar maus tratos;
-Não destruir o seu habitat;
-Levar o animal ao veterinário regularmente;
-Ser cuidadoso quanto a parasitas , pois podem causar vários tipos de doenças ;
-Alimentação adequada á sua espécie.

           OS ANIMAIS DEPENDEM DE SI :)

                                                                                                                                       




  
LEONARDO DICAPRIO PROTEÇAO ANIMAL


Leonardo DiCaprio é um defensor dedicado do meio ambiente e já foi elogiado por vários grupos ambientalistas e instituições pelo seu trabalho,incluindo a que o nomeou seu representante das alterações climáticas em 2014

Ver a imagem de origem

Ver a imagem de origem
Ver a imagem de origem

O ator criou a sua própria fundação de defesa do meio ambiente, a Leonardo DiCaprio Foundation, em 1998. A fundação dedica-se a "preservar os últimos locais selvagens do planeta, a implementar soluções que restaurem o balanço de ecossistemas ameaçados e a procurar soluções a longo prazo para a saúde e bem-estar dos habitantes do planeta Terra".Para além da sua própria fundação, o ator faz parte da direção dos grupos ambientalistas ,  e International Fund for Animal Welfare (IFAW). Em 2007, produziu o documentário, no qual trabalhou durante quatro anos.O documentário conta com a participação de várias personalidades conhecidas da área da defesa do meio ambiente, assim como cientistas e líderes mundiais que discutem o estado do meio ambiente e soluções inovadoras e práticas para a recuperação de ecossistemas.Leonardo encontra-se ainda regularmente com líderes mundiais para discutir questões ambientais.Em 2016, discursou no, condenando a cobiça das empresas exploradoras de petróleo


Recusos Éolicos

De onde vem a energia eólica?
 A energia eólica é a energia cinética dos deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação da radiação solar incidente no planeta com o movimento de rotação da terra, fenômenos naturais que se repetem. Por isso é considerada energia renovável.

  Os ventos são mais influenciados na superfície terrestre na altura  de 100 metros. O vento é atenuado pele rugosidade da superfície da terra e pelos obstáculos. A direção do vento perto da superfície é ligeiramente diferente dos  ventos geostróficos devido a rotação da terra.

Ainda que os ventos globais sejas importantes na determinação dos ventos dominantes de uma determinada área, as condições climáticas locais podem influenciar nas direções de ventos mais comuns. Os ventos locais sempre prevalecem nos sistemas eólicos.


 A energia do vento 

Um aerogerador obtém sua potência de entrada convertendo a força do vento em um binário atuando sobre as pás do rotor. A quantidade de energia transferida ao rotor pelo vento depende da densidade do ar, da área varrida pelo rotor e da velocidade do vento.

 Densidade do ar 

A energia cinética de um corpo em movimento é proporcional a sua massa. Assim, a energia cinética do vento depende da densidade do ar, ou seja, sua massa por unidade de volume. Em outras palavras, quanto mais pesado for o ar mais energia a turbina receberá. Na pressão atmosférica normal e a 15º o ar pesa 1,225 kg/m3. Em grandes altitudes a pressão é menor e o ar é menos denso.



www.portal-energia.com/downloads/aulas/Aula02_Recursos_eolicos.pdf

Recursos Hídricos

A disponibilidade da água em quantidade e qualidade é essencial para as nossas operações. Em todas as nossas áreas de negócio, utilizamos água doce em diversas atividades, tais como dessalgação de petróleo, geração de vapor, utilização nas torres e nos sistemas de resfriamento, combate a incêndio e consumo humano. Consequentemente, quase todas as nossas atividades geram algum tipo de efluente hídrico (industriais, sanitários, água produzida e outros). Dessa forma, os temas "recursos hídricos" e "efluentes" são, além de transversais, de relevância estratégica para a sustentabilidade dos nossos negócios.
Imagem relacionadaA nossa gestão de recursos hídricos tem como princípio básico a constante busca pela racionalização do uso da água, que permite tanto garantir o suprimento necessário às atividades quanto contribuir com a sua conservação nas áreas de influência de nossas instalações. Nesse sentido, buscamos a adoção de tecnologias pouco intensivas no uso da água, a minimização do seu uso nas operações e processos, o reúso e a identificação de fontes alternativas de suprimento, sempre considerando a disponibilidade hídrica local e viabilidade técnico-econômica das ações. Com relação aos efluentes gerados, buscamos a minimização das substâncias poluentes descartadas, a segregação, tratamento e destinação adequada das correntes, observando os padrões de lançamento e a capacidade dos corpos receptores para a assimilação dos efluentes.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

COMO PROTEGER OS OCEANOS
Resultado de imagem para OCEANOS POLUIDOS
  os  nossos oceanos são lugares com grandes belezas, maravilhas incríveis, mistérios fantásticos e até uma fonte de nossos maiores medos e vertigens. Os oceanos são importantes para nós por vários motivos, sendo transporte, alimentação, lazer, recursos medicinais e energia alguns dos benefícios que recebemos deles.

E, mesmo assim, os mares estão sofrendo por causa de nossas ações; nossas práticas na terra fazem com que agrotóxicos, esgoto e lixo desaguem todos os dias nos oceanos, e agora existe tanto lixo no mar que se criaram ilhas de lixo acumulado.  A destruição de nossos oceanos é um perigo a nosso próprio modo de vida, nosso bem-estar e alimentação; essa destruição é um desrespeito ao seu valor intrínseco. Como pessoas, nós podemos fazer mais para que os mares sejam respeitados e cuidados. Neste artigo, você aprenderá alguns jeitos fáceis e rápidos para ajudar a impedir prejuízos aos oceanos.  espeito, medo e, o mais provável, uma paixão por todas as coisas do mar; quanto mais você souber, mais você entenderá a importância de fazermos nossa parte para proteger os mares. Algumas das coisas para se ler são a pesca predatória, os impactos das mudanças climáticas sobre os oceanos, os efeitos causados pelos dejetos do agronegócio, da indústria e do esgoto domiciliar nos mares e o modo como os sistemas marinhos funcionam. Aprenda sobre as espécies marinhas, sobre os aspectos e perigos geológicos e, por fim e mais importante, aprenda como os seres humanos dependem dos mares para tudo, desde seu modo de vida e alimentação até para lazer e esportesSe você ainda não sabe de coisas como as catástrofes causadas pela pesca intensiva, como em Grand Banks, EUA, leia sobre o assunto e entenda como séculos de pesca sustentável foram substituídos pelos grandes barcos de pesca industriais, por redes muito maiores que vários campos de futebol e por barcos-fábrica. Se você ainda não está preocupado, saiba que os cientistas estão muito assustados, a ponto de dizerem que não haverá nenhum peixe para pescarmos em 50 anos caso continuemos com nossas práticas atuais.  Recentemente, os cientistas descobriram que a Terra não tem mais espaço para aumentar o ritmo de pesca, de modo que devemos nos contentar com o que já degradamos. Conheça o que não colocar em seu encanamento. A poluição advinda de encanamentos frequentemente acaba no mar, e é aí que você pode fazer uma grande diferença como proprietário se seguir estas dicas simples:
  • Não jogue no encanamento tinta, solventes, produtos de limpeza, pesticidas ou outros produtos químicos. Saiba o que é lixo tóxico e descubra programas de recolhimento e reciclagem desses produtos em sua região.
  • Descarte adequadamente o óleo de motor. Descubra se a sua cidade tem algum programa de reciclagem ou pergunte se uma autopeças local pode ajudar.
  • Nunca jogue produtos químicos na terra, em estradas ou no encanamento pluvial.
  • Nunca use pesticidas ou herbicidas, ou use-os com moderação. Mesmo que você não viva perto do mar, parte da terra de seu jardim escorre pelos canos e, no final, termina escoando no oceano. Não se incomode com alguns insetos (muitos deles, na verdade, ajudam suas plantas) ou use métodos naturais de controle de pestes. Corte ou arranque com as mãos as ervas daninhas.
  • Use produtos amigáveis aos oceanos, os chamados ecossustentáveis. Tinta, sabonete, esmaltes e outros produtos podem ser danosos à vida marinha.
  • Descarte com segurança objetos com mercúrio, como baterias velhas, termômetros e lâmpadas fluorescentes. Leve-os a um centro local de descarte de mercúrio para ter certeza de que foram manejados adequada e eficientemente.Conheça o que não colocar em seu encanamento. A poluição advinda de encanamentos frequentemente acaba no mar, e é aí que você pode fazer uma grande diferença como proprietário se seguir estas dicas simples:
    • Não jogue no encanamento tinta, solventes, produtos de limpeza, pesticidas ou outros produtos químicos. Saiba o que é lixo tóxico e descubra programas de recolhimento e reciclagem desses produtos em sua região.
    • Descarte adequadamente o óleo de motor. Descubra se a sua cidade tem algum programa de reciclagem ou pergunte se uma autopeças local pode ajudar.
    • Nunca jogue produtos químicos na terra, em estradas ou no encanamento pluvial.
    • Nunca use pesticidas ou herbicidas, ou use-os com moderação. Mesmo que você não viva perto do mar, parte da terra de seu jardim escorre pelos canos e, no final, termina escoando no oceano. Não se incomode com alguns insetos (muitos deles, na verdade, ajudam suas plantas) ou use métodos naturais de controle de pestes. Corte ou arranque com as mãos as ervas daninhas.
    • Use produtos amigáveis aos oceanos, os chamados ecossustentáveis. Tinta, sabonete, esmaltes e outros produtos podem ser danosos à vida marinha.
    • Descarte com segurança objetos com mercúrio, como baterias velhas, termômetros e lâmpadas fluorescentes. Leve-os a um centro local de descarte de mercúrio para ter certeza de que foram manejados adequada e eficientemente.Preserve bem seu encanamento e use água com moderação. Isso não apenas assegura que sua casa mantenha seu valor e protege a saúde de sua família, como também a manutenção e as vistorias de seu encanamento garantem que o esgoto não está vazando para o mar. Mais importante: não desperdice água; ela costuma se dirigir ao mar e quanto mais água limpa você usar, mais você está desperdiçando um recurso precioso. E quanto mais colocarmos na água produtos de limpeza, de higiene pessoal, remédios e outros produtos químicos, mais aumentamos o risco de poluir o oceanoS. Se a sua casa tem uma fossa séptica, drene-a a cada três anos.
      • Nunca deixe resíduos domiciliares não tratados dos sanitários chegarem ao mar. Isso não é só anti-higiênico para banhistas no mar (o que é regulamentado por lei), mas também prejudica a vida marinha.
      • Instale sanitários que economizem água. Eles poupam seu dinheiro e economizam a quantidade de água que é usada e precisa receber tratamento.
      • Instale um chuveiro que diminua o fluxo de água. O fluxo vindo da torneira também pode ser diminuído.
      • Tome banhos mais curtos, feche a torneira quando escovar os dentes e veja se suas máquinas de lavar e de lavar louça estão cheias antes de ligá-las.
      • Se você instalar um sistema de água reutilizável em sua casa, isso pode se tornar uma grande ajuda, pois você poderá reutilizar boa parte de sua água domiciliar para molhar o jardim e outras atividades externas.
      • Cubra sua piscina para impedir a evaporação. Uma piscina coberta pode diminuir a perda de água em 90%.[6]
      • Apoie medidas orçamentárias necessárias para melhorar o sistema municipal de tratamento de água, visando a diminuição da poluição.
      • Aprenda a diferença entre a frutos-do-mar pescados sustentavelmente e não sustentavelmente. Compre somente os alimentos que foram pescados de maneira ambientalmente correta e torne públicas suas preocupações com métodos sustentáveis de pescar, através de seu blog, de cartas e petições para empresas responsáveis por práticas de pesca degradantes, além de entrar em contato com seu vereador. Existem muitos guias de frutos-do-mar disponíveis na internet que podem ajudar a saber quais peixes foram pegos de maneira sustentável; por exemplo, visite o site https://www.conservation.org/global/brasil/Pages/pesca-sustentavel.aspx para aprender mais sobre quem pratica, e como ajudar, a pesca sustentável em nosso país.
        • Apoie lojas e supermercados que vendam frutos-do-mar ecologicamente pescados.
        • Vá em restaurantes que vendem frutos-do-mar capturados de maneira sustentável. Comente com os restaurantes que não vendem pesca sustentável que você não irá frequentá-los até que o façam, e peça também a seus amigos e familiares que ignorem o local até que ele mude suas práticas.Entre em grupos de limpeza do fundo do mar ou de sua praia. Se você quer se esforçar e fazer algo realmente útil, um mutirão é ótimo para se envolver. As limpezas de praia geralmente são organizadas localmente por movimentos comunitários ou pela prefeitura e, em alguns lugares, elas são até mesmo nacionais em algumas datas específicas. Isso também é ótimo para fazer durante passeios em famílias, porque as crianças ajudarão a recolher lixo da beira da praia e se sentirão realizadas quando tiverem acabado. Para a limpeza do leito marinho, você precisará saber como mergulhar, mas isso será também uma experiência muito boa, pois você terá em mente que está tirando sacolas plásticas, objetos plásticos, fios, embalagens, etc., que inevitavelmente terminam no mar.Não suje. Essa decisão simples pode fazer uma grande diferença; todo lixo perto da beira da praia pode parar no oceano, seja com a ajuda do vento, marés ou pela ação de animais. Ponha todo o seu lixo na lixeira ou leve para sua casa para um descarte correto.Faça voluntariado em uma ONG de preservação da vida selvagem próxima de um recurso hídrico para ajudar na limpeza. Seu trabalho será bem-vindo.Pense a respeito de doar seu tempo ou dinheiro para uma ONG cuja missão seja a conservação do oceano.

.a-importancia-da-preservacao-do-mar

O homem depende do ecossistema marinho, pois é dele que provém a água, recurso essencial para a sobrevivência humana.

O ecossistema marinho envolve lagos, rios, oceanos e mares. A biodiversidade marinha necessita do ecossistema marinho, assim como o homem também depende. São milhões de espécies de micro-organismos vegetais e animais que vivem embaixo das águas, mas, além disso, é desse ecossistema que o homem adquire a água, um recurso essencial para a sobrevivência humana. Embora desde os primeiros anos escolares o ser humano seja orientado sobre a necessidade de preservar o ecossistema marinho, as ameaças à biodiversidade marinha feitas pelo homem são constantes, entre elas estão a pesca predatória, a aquicultura e a poluição.

Impacto dos produtos no ecossistema marinho

À medida que cresce a demanda do consumidor por novos produtos, também aumentam as expectativas sobre opções que proporcionem baixo impacto ao meio ambiente. Entre os produtos que impactam diretamente na natureza está o sabão em pó. Por isso, os regulamentos ambientais estão se tornando mais rigorosos em muitos países, tornando necessário que as indústrias que produzem sabão em pó reduzam potencial   O tripolifosfato de sódio é um ingrediente multiuso tradicional que está presente nesses produtos. Por conter fosfato, pode causar eutrofização e florescimento de algas caso as águas residuais das máquinas de lavar sejam despejadas em corpos d’água sem o devido tratamento. Ao fazer uso de ingredientes alternativos para reduzir a quantidade de tripolifosfato de sódio, os ecossistemas aquáticos são beneficiados. Contudo, para serem aceitos pelos consumidores, essas alternativas devem ter um desempenho de lavagem semelhante, sem acrescer os custosiais impactos negativos sobre as águas residuais e as vias aquáticas.

Não acabe com o meio ambiente



Texto Sobre Natureza


 A Natureza se refere aos fenômenos do mundo físico que não sejam de objetos artificiais criado pelo homem, e são os diversos tipos de seres vivos, como as plantas, os animais e coisas que possuem mudanças espontâneas, como o tempo, a geologia, rochas, praias, e as florestas. Vindo de uma palavra latina, natura significa “qualidade essencial” e disposição inata, o curso das coisas e do próprio universo. É a tradução da palavra grega phisys e seu significado refere-se a forma natural como crescem as plantas e animais.

Saiba como proteger os

 seus animais no inverno

Resultado de imagem para como proteger os animais


No inverno ou em períodos de frente fria, tanto humanos quanto animais sofrem com as baixas temperaturas e com a queda na umidade relativa do ar. O frio rigoroso afeta a todos.

Apesar de possuírem pelos, animais de estimação também estão suscetíveis às doenças associadas às baixas temperaturas, como gripes, resfriados, doenças respiratórias e problemas osteo-articulares. Cães e gatos podem sofrer com quedas bruscas de temperatura, com o vento e ainda com eventuais chuvas – por isso a importância de mantê-los aquecidos. 
Se você tem um pet em casa, dê uma olhada nessas dicas: 

Ofereça abrigo e cobertores

Se o seu animal vive fora, no quintal, procure abrigá-lo em uma casinha de tamanho apropriado e aquecê-lo com roupinhas e cobertores. Especialmente durante a noite. A casinha deve ser colocada em um local livre de chuva e de correntes de ar. 
Caso o animal não possua uma casinha fechada, deve-se ao menos oferecer um local forrado com jornal ou papelão, com mantas e cobertores que ajudem a isolá-lo do chão frio. O animal nunca deve ficar ao relento ou em contato com chuva ou vento: assim como uma criança ou um idoso, os cães e gatos podem adoecer nessas condições.  

Dê mais roupas e menos banho

Além de oferecer proteção, evite banhos frequentes nesta época. E no caso de cães e gatos peludos, procure não tosar, pois o pelo ajuda o animal a se proteger do frio. Se o seu animal já estiver acostumado ou se tiver o pelo muito curto, vista roupinhas e capas. Só não se esqueça do conforto: nunca use roupas ou acessórios que restrinjam o movimento ou a respiração do pet. E tente não passear nos horários mais frios e quando há garoa ou chuva. 

Cuide da alimentação e das vacinas

No inverno, os animais gastam mais calorias para manter o corpo aquecido e por isso necessitam de um aporte maior na alimentação. Para a alegria dos comilões, os donos podem aumentar a quantidade de ração ou de alimento entre 10 e 20%, dependendo do animal. Estar bem alimentado e com as vacinas em dia também é muito importante para evitar as gripes e as doenças virais. 
Os gatos devem estar com a vacina tríplice em dia e os cães com a vacina V8. Se for um cão filhote, idoso ou que more com muitos outros cães, procure vacinas especificas para gripe canina, que protegem contra o Adenovírus Canino Tipo 2, o vírus da Parainfluenza Canina e a Bordetella bronchiseptica.

Doe, doe, doe

As campanhas do agasalho são importantes tanto para nós, quanto para os animais desamparados. Procure uma em sua região! Separe as roupinhas que já não cabem mais no seu pet, antigas camas e casinhas. Cobertores também são bem-vindos. Se não encontrar uma campanha de arrecadação, vá aos abrigos e lares provisórios: você certamente será recebido de rabos abanando.
Resultado de imagem para animais tristesResultado de imagem para caes com roupas e felizes´
COMO QUER QUE O SEU ANIMAL FIQUE ?
A DECISÃO E SUA,AJUDE OS ANIMAIS,AJUDE O MUNDO A MUDAR !.


Preservação Ambiental

Preservação Ambiental

A preservação do meio ambiente faz parte dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).
O seu objetivo é incitar nos estudantes a importância de preservar o meio ambiente e os problemas causados pela intervenção humana na natureza.
Resultado de imagem para proteção ambiental

Qual a diferença entre Preservação e Conservação Ambiental?

Os termos preservação e conservação ambiental são constantemente confundidos. Porém, cada um deles possui um significado e objetivos diferentes.
  • Preservação Ambiental: É a proteção sem a intervenção humana. Significa a natureza intocável, sem a presença do homem e sem considerar o valor utilitário e econômico que possa ter.
  • Conservação Ambiental: É a proteção com uso racional da natureza, através do manejo sustentável. Permite a presença do homem na natureza, porém, de maneira harmônica.
Um exemplo de áreas de conservação ambiental são as unidades de conservação. Elas representam espaços instituídos por lei que objetivam proteger a biodiversidade, restaurar ecossistemas, resguardar espécies ameaçadas de extinção e promover o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019



                     PROTEÇÃO ANIMAL

 OBSERVE O QUE ACONTECE DIÁRIAMENTE ...



Image result for NOVE MORTANDADE DE PEIXES DE VASTA LAGOA JUARA


 O homem ao maltratar, explorar e matar animais desenvolve  e amplia a violência no mundo, devastando a natureza, traficando animais, exterminando espécies ….e causando sofrimento desnecessário a seres sencientes indefesos que possuem o DIREITO DE VIVER DIGNAMENTE como todo ser humano.

O que devemos fazer para salvar o meio ambiente.

O que devemos fazer para salvar o meio ambiente.

Que nosso planeta enfrenta sérios problemas ambientais, não é segredo para ninguém, não é mesmo? Além disso, também não é segredo que grande parte dos problemas ocorrem em decorrência da ação do homem, que desmata, polui e utiliza de maneira exagerada todos os recursos que o planeta oferece.

1. Economize água! Economizar água é uma tarefa bastante simples. Para isso, basta que algumas práticas do dia a dia sejam mudadas. Uns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas!


2. Economize energia. Para economizar energia, é importante lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários. Ao utilizar o computador, por exemplo, não é necessário ligar a televisão. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apagá-la. A redução do tempo de banho também é uma importante dica para economizar energia.

3. Sempre faça o descarte correto do lixo. Descartar o lixo adequadamente evita a poluição e até mesmo a propagação de doenças. Ao jogar lixo em um terreno baldio, por exemplo, você pode estar contribuindo para o aumento da população de ratos, baratas e até mesmo de mosquitos-da-dengue.

4. Recicle seu lixo. Essa medida evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

5. Preserve a vegetação nativa e os cursos d'água. Evitando desmatamento e alteração dos cursos d'água, por exemplo, estamos colaborando para a manutenção da biodiversidade. Lembre-se de que cursos d'água e locais de vegetação preservada são habitat de várias espécies importantes.

6. Utilize veículo apenas quando necessário. Os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, sendo assim, restringir seu uso é importante. Se o local de destino é próximo, por que não ir a pé? É importante lembrar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados


7. Evite o consumismo. A chave para esse ponto é sempre perguntar: “Eu realmente necessito disso?” Às vezes compramos coisas sem necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de recursos naturais.

8. Sempre que possível, opte por alimentos orgânicos. Ao escolher alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos), estamos não só protegendo a nossa saúde, como também o meio ambiente, que fica livre desses produtos.

9. Não compre nem venda animais silvestres. O tráfico de animais é um problema mundial grave que afeta diretamente a biodiversidade de uma região, podendo, inclusive, levar espécies à extinção.

10. Informe outras pessoas. Garantir um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas de uma população. As crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre formas de reverter esse quadro.

trabalho realizado por - Luis Coelho.

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/10-atitudes-que-podem-salvar-planeta.htm

AJUDE A SALVAR O MEIO AMBIENTE ....

                                   PROTEÇÃO DO AMBIENTE                                                                                                                                                                                 
Image result for biboca ambiental razoes pelas quais as arvores sao valiosas

 proteção ambiental é a prática de proteger o ambiente natural, nos níveis individual, organizacional ou governamental, tanto em benefício do próprio meio ambiente como dos seres humanos. Devido às pressões populacionais e de tecnologia, o ambiente biofísico está sendo degradado, por vezes de forma permanente. Isto tem sido reconhecido, e os governos começaram a colocar restrições sobre as atividades que causam degradação ambiental. Desde os anos 1960, as atividades dos movimentos ambientalistas criaram a consciência de várias questões ambientais.[1]Não há acordo sobre a extensão do impacto ambiental da atividade humana e as medidas de proteção são ocasionalmente censuradas.

O que significa o meio ambiente?

Meio ambiente, segundo o dicionário Míni Aurélio, significa o conjunto de condições e influências naturais que cercam um ser vivo ou uma comunidade, e que agem sobre ele(s). Assim, o meio ambiente envolve não somente plantas, animais e paisagens bonitos; mas todos os seres vivos e os ambientes em que eles vivem.
Considerando o que foi dito, e sabendo da relação existente entre todos os seres vivos e não vivos, é importante respeitar o meio ambiente.
Resultado de imagem para o que é o meio ambienteAlgumas dicas:
- Evitar o consumo exagerado, ou seja: não usar ou desperdiçar aquilo que não é necessário. Em primeiro lugar, porque tudo o que consumimos, de forma direta ou indireta, vem de recursos da natureza, e alguns não se renovam. Em segundo lugar, porque o consumo produz lixo e, como sabemos, alguns materiais demoram para se decompor.
Mais sério ainda é o desperdício de alimentos, jogados fora ao mesmo tempo em que inúmeras pessoas morrem de fome. Tal tipo de lixo forma uma substância líquida chamada chorume, que pode penetrar na água subterrânea, contaminando-a. Além disso, por se tratar de restos de comida, esse material atrai animais que podem provocar doenças, como ratos e baratas. Considerando que muitas pessoas têm contato direto com o lixo, o resultado não é nada bom.

importancia da vacinação

A vacinação é uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas. Esta forma de imunização ativa está cientif...