quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Recusos Éolicos

De onde vem a energia eólica?
 A energia eólica é a energia cinética dos deslocamentos de massas de ar, gerados pelas diferenças de temperatura na superfície do planeta. Resultado da associação da radiação solar incidente no planeta com o movimento de rotação da terra, fenômenos naturais que se repetem. Por isso é considerada energia renovável.

  Os ventos são mais influenciados na superfície terrestre na altura  de 100 metros. O vento é atenuado pele rugosidade da superfície da terra e pelos obstáculos. A direção do vento perto da superfície é ligeiramente diferente dos  ventos geostróficos devido a rotação da terra.

Ainda que os ventos globais sejas importantes na determinação dos ventos dominantes de uma determinada área, as condições climáticas locais podem influenciar nas direções de ventos mais comuns. Os ventos locais sempre prevalecem nos sistemas eólicos.


 A energia do vento 

Um aerogerador obtém sua potência de entrada convertendo a força do vento em um binário atuando sobre as pás do rotor. A quantidade de energia transferida ao rotor pelo vento depende da densidade do ar, da área varrida pelo rotor e da velocidade do vento.

 Densidade do ar 

A energia cinética de um corpo em movimento é proporcional a sua massa. Assim, a energia cinética do vento depende da densidade do ar, ou seja, sua massa por unidade de volume. Em outras palavras, quanto mais pesado for o ar mais energia a turbina receberá. Na pressão atmosférica normal e a 15º o ar pesa 1,225 kg/m3. Em grandes altitudes a pressão é menor e o ar é menos denso.



www.portal-energia.com/downloads/aulas/Aula02_Recursos_eolicos.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário

importancia da vacinação

A vacinação é uma das formas mais eficazes e menos dispendiosas de prevenir doenças infeciosas. Esta forma de imunização ativa está cientif...